Blog

Novidades do mercado imobiliário

Reformas e manutenções de imóveis alugados: Como organizar?

Reformas em Imóveis Alugados

Grande maioria das pessoas ainda não realizaram o sonho de comprar sua casa própria ou ate mesmo um apartamento, e enquanto isso não acontece, para que não sejam dependentes de outras pessoas, elas vão atrás de sua própria casa alugada com ou sem móveis, se você passa ou já passou por isso, sabe que existem regras nas quais devemos seguir sobre cuidados com o imóvel, afinal ele não é nosso.

As reformas e manutenções de imóveis alugados, devem estar bem claros no contrato, para caso aconteça de algum lado descumprir, haverá multa e o valor deve também estar no contrato. Vale lembrar que o locador deve entregar o imóvel, nas mesmas condições em que o encontrou.

Independente disso, sempre haverá alguma manutenção a ser feita, e em maioria dos casos quem cuida disso a principio é a imobiliária, para depois repassar ao proprietário. Enquanto algumas imobiliárias tratam isso de forma natural e organizada, outras passam maior parte do tempo matando dragões ao invés de estarem focando em suas vendas e fechamentos de negócios. Lidar com reformas e manutenções dos imóveis alugados é de certa forma complicada, cuidar e administrar não é tão fácil quanto parece. Principalmente quando sua carteira de imóveis está lotada.

De qualquer forma precisamos nos preparar, e encarar isso com naturalidade. Afinal, é para isso que o proprietário nos procura, para acima de tudo lidar com esses problemas. Abaixo vamos te dar 4 dicas preciosas de como lidar com essas solicitações e como as manter sempre organizadas:

1.Tenha uma equipe pronta para te atender:

Tenha profissionais parceiros disponíveis para te ajudar, isso facilita demais para você poder se programar e já poder dar uma resposta ao inquilino de quando o problema será resolvido. Uma dica legal é ter as vezes um profissional que faça de tudo um pouco. Para qualquer emergência extrema, ele possa ir correndo e ajudar. Porem com o tempo você pode e deve fazer uma seleção boa desses profissionais.

Devemos estar atentos sempre com a qualidade desses atendimentos, pois afinal eles vão estar dentro da casa dos seus inquilinos, eles também irão resolver problemas que os proprietários não têm condições de fazer, por isso a imobiliária precisa estar preparada para acolher essa demanda. Imagine uma situação em que seu inquilino tenha um problema, que seja urgente e teremos de ligar para o proprietário e avisa-lo sobre isso e ele nos diz que teve um dia muito corrido e que não tem ninguém para enviar para lá, e pede a vocês se podem indicar alguém, e a resposta é simplesmente não… esse pode ser o motivo de você acabar perdendo um cliente, pois como já falamos anteriormente, ele os contratou para isso, para ter soluções quando ele não puder resolver, e mesmo que você não resolva, ter alguém para indicar a ele é o mínimo.

2.Tenha um padrão para o recebimento dessas reclamações e problemas:

 Talvez separando-as por urgência, ocorrência e clientes. Pois todo o processo irá fluir melhor. Pois pense comigo, o cliente quando liga, por mais calmo que ele pareça estar ele está ligando porque está com algum tipo de problema, seja urgente ou não, ele quer ter certeza de que isso está recebendo a devida atenção e que vão resolver logo seu problema.

Se você apenas atender a ligação e repassar para alguém, e esse alguém não anotar também, fica tudo no ar e perdido, sem registros nem nada, e logo acaba sendo esquecido, e o que você não quer é receber mais uma ligação e ter que fazer o cliente repetir tudo que falou, pois não vai ser de forma amigável. Podemos separar por status: pendente, andamento, não procede e semsolução. Ou também separar por natureza da reclamação: elétrica, vazamentos, pintura, etc, tendo a informação dos problemas mais recorrentes podemos ir atrás de profissionais especializados em cada área.

3.Separando por data:

Com essa informação poderemos por exemplo, detectar se em alguma época especifica, chuvosa por exemplo, tende a ter mais problemas relacionado com umidade, goteiras etc, e já se prevenir, mandando algum profissional talvez, ir fazer uma visita para prevenir tais problemas.

4.Aderir a algum tipo de gestão dessas manutenções:

 É uma opção muito válida, dessa forma teremos como acompanhar de perto, tudo que foi, esta e será feito, nos mantendo dentro dos prazos e garantindo a satisfação de todos os nossos clientes. De acordo com o histórico dessas reclamações, por exemplo, podemos aderir ao envio de mensagens digamos ‘’preventivas’’ como por exemplo enviar um comunicado para seus clientes sobre a limpeza das calhas, para evitar infiltrações quando o tempo estiver muito chuvoso. Algumas dicas que possam realmente ajudar seus inquilinos e te ajudar também.

Nessa parte um software para fazer a gestão das reformas e manutenções de imóveis alugados, é sempre muito bem-vinda, com ela podemos organizar tudo de forma fácil, sem deixar nada passar, teremos históricos de atendimentos, controle do que está atrasado, casos recorrentes e já resolvidos e muito mais! tudo isso sem se preocupar.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

WhatsApp Me chame no WhatsApp