Blog

Novidades do mercado imobiliário

Qual é a importância do síndico em um condomínio ou edifício?

Importância do Síndico em Condomínio

Com o crescimento populacional e a urbanização do Brasil, se tornou cada vez mais comuns que as pessoas vivam em condomínios, com um ou mais edifícios, e isso introduziu uma nova figura no nosso cotidiano: o síndico.

Como tudo o que é novo, a figura do síndico ainda levanta algumas questões, não é incomum que as pessoas não saibam exatamente o que ele faz e tampouco qual a sua importância para o condomínio.

A importância do síndico cresce conforme cresce o tamanho do condomínio, pois quanto maior ele for, mais pessoas viverão no condomínio, o que em si pode gerar conflitos e problemas, e também haverá uma estrutura física maior que demandará mais cuidados.

Um síndico é, antes de tudo, um gestor. Ele deve sempre buscar garantir os interesses comuns dos moradores, a obediência às regras do condomínio e fazer a preservação e manutenção das áreas comuns.

A importância do síndico dentro de um condomínio exige que ele esteja atento as normas e leis, bem como se atualize constantemente, evitando dores de cabeça com as autoridades ou, até mesmo, tragédias.

A importância do síndico, e do seu trabalho, é tão grande, que ele pode ser responsabilizado por acidentes e fatalidades caso negligencie manutenções do condomínio que gere.

Entre as funções do síndico podemos destacar:

Inspecionar a estrutura física do edifício, buscando sinais de deterioração ou necessidade de manutenção.

Exigir documentação, como ART de um engenheiro, para qualquer reforma nas dependências.

Fazer as manutenções periódicas necessárias conforme a necessidade e as regras, como, por exemplo, se certifica que os extintores estejam abastecidos e dentro dos prazos de validade.

Priorizar o interesse coletivo, respeitar o regimento interno, a convenção do condomínio e as leis. 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

WhatsApp Me chame no WhatsApp