Blog

Novidades do mercado imobiliário

Imóvel novo ou usado: Qual a melhor opção para meu perfil?

Imóvel novo ou usado

O sonho de muitas pessoas é conseguir adquirir a casa própria. Quando é chegado esse momento é normal que surjam algumas dúvidas, até porque, quando estamos perto de realizar um sonho, queremos que ele seja perfeito e que tudo ocorra conforme imaginamos.

Dentre as inúmeras perguntas que surgem, podemos citar uma em especial: qual imóvel comprar, novo ou usado?

Definitivamente, existem características especiais e aspectos interessantes em cada um, logo, cada qual pode suprir necessidades diferentes de cada perfil de comprador.

Por essa razão, é importante fazer uma análise das diferenças que existem entre um imóvel novo e um usado para encontrar o que melhor se encaixa com o seu perfil de compra.

Pensando nisso, acompanhe quais são as principais diferenças entre ambos e escolha a melhor opção para você.

Imóvel novo

Um imóvel é considerado novo quando ainda está na fase de lançamento, ou seja, ainda iniciará o processo de construção, quando está em fase de obras, ou quando já está concluído, porém ainda não foi vendido pela imobiliária ou construtora, o que significa que nunca foi habitado.

Diante dessa informação, existem algumas características que podem ser consideradas quando um imóvel é novo, são elas:

  • Reformas: Um imóvel quando é novo não necessita reformas, pois está em ótimo estado de conservação, a não ser que você queira mudar algo na planta para melhor se adequar ao seu estilo. Além disso, já são feitos com estrutura moderna e uma planta mais inteligente.
  • Estrutura e acabamento: Detalhe importante dos imóveis novos é que eles já são feitos com instalações adequadas aos novos equipamentos, mais opções de tomadas, moderno sistema de encanamento, e até mesmo de decoração. Além disso, é possível personalizar o imóvel da sua maneira, como colocar o piso do seu gosto, fazer rebaixo em gesso, mudar detalhes da iluminação, entre outros detalhes.
  •  Documentação: Normalmente, um imóvel novo, costuma ter um processo burocrático simples, o que facilita em caso de financiamento nos bancos e também para a agilidade do processo de compra.

Imóveis usados

Os imóveis usados são aqueles que já foram habitados. Eles também possuem inúmeras características que podem agradar aos compradores. São elas:

  • Economia: Quem busca por economia na compra de um imóvel, comprar um usado talvez seja uma boa opção. Quando já foram habitados muitas vezes eles já possuem armários planejados, piso, box, luminárias, entre outros detalhes. Basta que você escolha um que esteja em boas condições e que agrade o seu gosto, assim reformas são evitadas e a economia é garantida.
  • Estrutura: Um detalhe interessante nos imóveis usados é que eles costumam ter uma planta maior, com áreas menos integradas dentro dos imóveis, além dos cômodos serem bem espaçosos. Esse detalhe é ótimo para quem tem família grande e que prefere os espaços mais bem definidos, como sala, cozinha e área de serviço separadas.
  • Preço: As casas e apartamentos quando usados costumam ter valores um pouco mais baixos. Além disso, em alguns casos, os vendedores são bastante flexíveis e aceitam dar bons descontos dependendo da sua oferta de pagamento.

Diante disso, você pode perceber que tanto os imóveis novos quanto os usados possuem benefícios e características particulares. Antes de iniciar a sua procura defina qual o seu perfil de comprador, o que está buscando, e só então inicie o processo de compra. Certamente seguir esse passo facilitará a sua procura.

Além disso, vale lembrar, que não importa se o seu imóvel é novo ou usado, procure sempre pelos que possuem documentação correta e em dia, boa localização, segurança e se possível, que tenham probabilidade de valorização.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

WhatsApp Me chame no WhatsApp