Um dos desafios da vida moderna é o de saber como mobiliar a cozinha do seu apartamento. Afinal, hoje em dia, com os imóveis cada vez menores, não há muito espaço para a cozinha nas plantas das construtoras. No entanto, a cozinha é justamente um dos espaços mais funcionais da casa e precisa de uma boa decoração para ser útil e prática em nossas vidas.
Por isso, é importante saber como mobilizar a cozinha do seu apartamento de um jeito que facilite a sua vida ao máximo, ao mesmo tempo que mantêm a utilidade e beleza do cômodo. Isso é possível em apartamentos de poucos metros quadrados? É claro que sim! Basta saber como trabalhar o espaço recebido e ver algumas dicas que podem ajudar nesse trabalho.
Quer ver algumas boas dicas de como mobiliar a cozinha do seu apartamento? Então siga a leitura abaixo!
Como mobiliar a cozinha do seu apartamento em 5 passos
1. Meça adequadamente o espaço
O primeiro passo para poder mobiliar a sua cozinha é trabalhar com as informações-base disponíveis. Para isso, é importante medir direito o espaço e criar uma pequena planta em uma folha de papel (pode usar um software de arquitetura se souber como).
Com essa planta em mãos, você deve começar a trabalhar com algumas problemáticas. Por exemplo, o que fazer quando a assistência técnica vier para o conserto de geladeira? É importante que haja espaço na cozinha para isso, por exemplo. Como será o dia a dia da cozinha? Onde serão feitos os pratos, onde será preparado cada ingrediente?
Ao levantar essas problemáticas, você cria uma lista do que deve ter e o que não pode ter. Essas limitações ajudarão a guiar o processo para desenvolver um projeto de decoração.
2. Use móveis feitos sob medida
Atualmente, os apartamentos e imóveis estão cada vez menores. Isso faz com que seja muito difícil mobiliar um cômodo, pois os móveis de lojas de departamento seguem tamanhos que são incompatíveis com a nova realidade.
Portanto, use móveis feitos sob medida para aproveitar cada centímetro disponível na sua cozinha. Pode não parecer, mas isso fará uma diferença considerável na hora de organizar todos os utensílios.
3. Pense na funcionalidade
Normalmente, o primeiro ponto que as pessoas pensam ao mobiliar qualquer cômodo é a beleza. No entanto, o principal a se pensar deve ser a funcionalidade, sempre.
Isso é especialmente verdadeiro na cozinha, que deve ser limpa semanalmente, onde há gordura e vapor diários, onde a louça acumula. Esse pensamento na funcionalidade ajudará a tornar a sua vida mais prática no dia a dia.
4. Explore a verticalidade do espaço
Os cômodos atuais são menores de horizontalidade, mas iguais em verticalidade. Portanto, é importante explorar essa dimensão com armários, prateleiras e outros itens.
Dessa forma, você ganha mais espaço útil para armazenamento de comida ou utensílios de cozinha, tornando a sua organização mais eficaz e a cozinha menos bagunçada.
5. Combine cores do jeito certo
Por fim, você precisará cuidar da parte estética da cozinha. Portanto, será a hora de escolher as cores dos eletrodomésticos, dos azulejos e de detalhes simples da cozinha.
Tente não pesar a mão com tons muito fortes ou com várias cores ao mesmo tempo. Faça uma combinação de dois ou três tons e vá equilibrando a composição de forma suave.
Pronto! Com essas cinco dicas, você já sabe como mobiliar a cozinha do seu apartamento do jeito certo. Assim, você poderá colocar essas dicas em prática para poder decorar adequadamente a sua cozinha, tanto do ponto de vista prático, quanto do ponto de vista estético. Desse jeito, seu lar ficará do jeitinho que você quer, sem prejudicar a praticidade do dia a dia.
Gostou das dicas? Então comente abaixo com a sua opinião!